SAMBOLERO | João Donato Trio

1. Amazonas
João Donato Trio

2. Quem diz que sabe
João Donato Trio

3. Surpresa
João Donato Trio

4. Bananeira
João Donato Trio

5. Brisa do mar
João Donato Trio

6. Ê menina
João Donato Trio

Música

7. Lugar comum
João Donato Trio

8. Sambolero
João Donato Trio

9. A Rã
João Donato Trio

10. Nasci para bailar
João Donato Trio

11. Jodel
João Donato Trio

12. Sambou, sambou
João Donato Trio

Sambolero reafirma o nó geográfico que João Donato deu nesta parte do planeta com a música. Em seu piano sambista, educado em Debussy e doutorado em Stan Kenton, a América do jazz faz fronteira com o Caribe salseiro e a bossa Brasilis. E essa confluência nunca esteve tão nítida e fluída como nestas 12 composições escolhidas a dedo de pianista entre as obras primas deste compositor/executante, que já foi comparado na matriz aos ases de cada ramo, Cole Porter e Tommy Flanagan. Não por acaso, nem por demais. Acontece que este antecipador da bossa nova ultrapassou a inevitável ascensão e queda do movimento para firmar-se, a partir dos 90, como o artista atemporal que sempre foi. O disco é tripulado pelo trio básico formado por ele, Luiz Alves no baixo e Robertinho Silva, bateria, com acréscimo da percussão de Sidinho e em outras passagens, sax alto e flauta de Ricardo Pontes. "Espero que as pessoas gostem tanto quanto eu esperava que gostassem do 'Muito à Vontade'. E gostaram. De lá pra cá as músicas ganharam letras, amadureceram, tornaram-se nem tão apressadas, ficaram mais tranquilas, na velocidade do tempo". Um tempo que sempre esteve do lado de Donato e sua obra ao mesmo tempo perene e ágil.

Compre pela web

CD

Clipping

João Donato leva os primeiros Grammy Latino

Brasileiro é autor do álbum 'Sambolero' premiado na categoria de melhor álbum de jazz latino A celebração dos Latin Grammy deu a arrancada nesta …

Estadão.com.br

Sambolero faz registro inédito de estilo zen de Donato

Gravado em quatro dias, disco foi premiado com o Grammy Latino de melhor álbum de jazz em novembro João Donato, 76, ganhou o Grammy …

Folha de S.Paulo

Samboleiro em campo

Em memória de Armando Nogueira, uma crônica para outro acreano, João Donato, craque do piano que ora lança Sambolero (Dubas Música) Disco novo do …

Diário do Nordeste

Donato's Trio

Beautifully mature work from Brazilian piano legend Joao Donato -- an album that draws on his rich legacy of musical expression from the bossa …

dustygroove.com

Novo disco traz João Donato muito à vontade

Aos 75 anos, músico acreano forma trio com Luiz Alves e Robertinho Silva. Por que não faço tudo outra vez?, pensou João Donato um …

Folha de São Paulo

Trio de Donato dá leveza ao sambolero do autor

Tom Jobim (1927 - 1994) já dizia que João Donato é o que há. Com sua bossa de sotaque jazzístico e meio caribenho, Donato …

Notas Musicais

Sambolero - O 'dream-trio' de Donato

João Donato, Robertinho Silva e Luiz Alves. É esse dream-trio que está presente em Sambolero, álbum em que João Donato desfila sucessos de sua …

Esquina da Música - Sidney Rezende

Na batida de João Donato

João Donato mergulhou nos últimos 10 anos numa frenética roda viva em palcos e estúdios, com impressionante rotina de shows, gravação e lançamento de …

Correio Braziliense

«

»