ESQUEMA NOVO | Meirelles e os Copa 5

325912006594 0

1. Asa Delta

2. Aboio

3. Esquema Novo

4. Vera Cruz

5. Kary e Oka

6. Céu e Mar

Música

7. Naima

Música

8. Solo

Música

9. Neurótico

Música

10. Capitão do Mato

Música

11. Casa Forte

Música

12. Quintessência

Música

Nascido no Rio de Janeiro nos anos 60, o samba-jazz volta revitalizado - com novas influências e uma outra formação dos Copa 5 - pelas mãos de um de seus mais importantes criadores: J.T. Meirelles. Esse trabalho inédito representa dois momentos importantes da carreira do artista: o primeiro é a gravação do disco Samba Esquema Novo, de Jorge Ben, em que Meirelles participou nos arranjos, há quarenta anos atrás. O segundo é a produção desse novo disco, em que novas cores e temperos são adicionados ao samba-jazz e dão um passo a frente na evolução do estilo que o próprio músico ajudou a criar. Em Esquema Novo Meirelles interpreta, junto de seus Copa 5, composições próprias e clássicos de Edu Lobo, Milton Nascimento, Johnny Alf e John Coltrane. O artista conta ainda com a participação especial de Robertinho Silva, dando o toque final ao disco com as batidas de sua percussão. Esquema Novo é a afirmação de um estilo que já nasceu moderno e chega ao terceiro milênio ainda mais inovador.

Compre pela web

CD
Digital
  1. iTunes
Download Grátis
  1. Esquema Novo

Ouça também

Clipping

O eterno esquema novo

Dentro da caixinha está mais um trabalho inédito do veteraníssimo arranjador e saxofonista J.T. Meirelles, sumidade do samba-jazz dos anos 60 que passou décadas …

Carta Capital

Retorno em alto estilo

Em Mulheres Apaixonadas, novela da Rede Globo exibida em 2003, o ator Tony Ramos interpretou Téo, saxofonista do caído Nick Bar. Toda vez que …

Veja

J.T. Meirelles reafirma e reinventa um jazz à carioca

Co-autor da revolução musical promovida pelo jovem Jorge Ben ao lançar em 1963 seu primeiro LP, ?Samba esquema novo?, o saxofonista, flautista e, naquele …

O Globo

Atento às invenções, J.T. Meirelles renova seu som histórico

João Theodoro Meirelles tinha apenas 23 anos quando fez para o primeiro disco do então Jorge Bem, ?Samba Esquema Novo?, alguns arranjos, entre eles …

Folha de S. Paulo

Em novo CD, J.T. Meirelles revisita ?Mas, Que Nada!?

Das cinco faixas arranjadas por J.T. Meirelles e os Copa 5 em Samba Esquema Novo, a principal delas é o samba misto de maracatu …

O Estado de S. Paulo

Fina Flor do Instrumental

Redescoberto junto com o samba-jazz (uma das siglas abrigadas sob o guarda-chuva da bossa nova), o saxofonista J.T. Meirelles retomou a carreira praticamente do …

Jornal do Brasil

'Samba Esquema Novo' em roupagem atual

São felizes e suingadas coincidências. Na semana em que o Sesc Pompéia apresenta o segundo show da série Disco de Ouro, dedicado a Samba …

O Estado de S. Paulo

Maravilhoso de se ouvir do começo ao fim

Meirelles e Os Copa 5 é um combo (uma agremiação na gíria do jazz) que muda de formação desde os anos 60 para chegar …

Diário da Manhã (GO)

Belo CD!

Em seu segundo disco desde que retomou a carreira, o saxofonista alude ao primeiro LP de Jorge Ben na faixa-título (criada a partir de …

O Dia

Mais uma vez, Meirelles nacionaliza o jazz

Quem conhece a música instrumental brasileira, e mais especificamente a produzida na década de 1960, sabe muito bem quem é J.T. Meirelles. Sabe também …

Gafieiras.com

Esquema Novo

O título da nova cria se refere, outra vez, à linguagem dos maravilhosos arranjos que marcavam, há 42 anos, no chamado segundo momento da …

Diário do Nordeste (CE)

Meirelles e os Copa 5 - Esquema Novo

Já nos primeiros acordes da faixa inicial se pode antecipar o que virá: muito balanço, suingue, e da melhor qualidade. O band leader J.T. …

O Tempo (MG)

Samba-jazz com farinha

Um dos criadores do chamado samba-jazz, o arranjador J.T. Meirelles lançou, este ano, pela Dubas Música, o disco Esquema Novo. Para isso, criou uma …

A Tarde (BA)

Jazz esquema novo

Saxofonista maior da música brasileira, JT Meirelles foi um dos grandes pilares do samba-jazz, vertente instrumental da bossa nova nos anos 60. Também arranjador …

Revista Vida Simples (SP)

O Legado de um Saxofone

Meirelles e Os Copa 5 é um combo (uma agremiação na gíria do jazz) que muda de formação desde os anos 60 para chegar …

Diário da Manhã (GO)

Meirelles e os Copa 5 revistam o samba jazz

O saxofonista J.T. Meirelles, um dos precursores do samba jazz nos anos 60, revisita o estilo consagrado com João Donato e ao lado de …

Jornal de Brasília

Parcerias e lembranças musicais

A gravadora Dubas Música lança Esquema Novo, de Meirelles, um papa do samba-jazz nos anos 60. O álbum é a projeção de um som …

Correio do Povo (Porto Alegre)

Lição de suingue e improviso

Redescoberto no Brasil e no exterior, o samba-jazz dos anos 60 ganha fôlego extra com a volta aos estúdios de um dos maiores gênios …

Gazeta do Povo (Curitiba)

Poucos casamentos deram tão certo

A capacidade de transfusão da música instrumental brasileira parece inesgotável. As provas disso são muitas, e esta página tem registrado várias. Como hoje, com …

Jornal NH - Novo Hamburgo

Samba Jazz

A gravação de Mas que Nada, com Jorge Benjor e J.T. Meirelles e os Copa 5, assinalou a carreira fonográfica de ambos. O som, …

Diário de Pernambuco

Som moderno e atual como nunca

Se Jorge Ben é o pai do samba-rock, o dna do samba-jazz crava em cima do saxofonista J.T. Meirelles. Não por coincidência, os dois …

Vizco

O referencial da nova música instrumental brasileira

Ao lançar seu primeiro disco em 1963, há mais de 40 anos, Jorge Ben revelou também o nome do músico e arranjador J.T. Meirelles. …

Jornal Sul de Minas

Dosagem na medida certa

O saxofonista e arranjador J.T. Meirelles estava lá, no começo de tudo, quando participou do disco de estréia de Jorge Ben, em 1963. No …

Correio Braziliense

O suingue do samba-jazz

Há pouco mais de um mês, o saxofonista J.T. Meirelles passou pelo Sesc Pompéia, ao lado de outras feras do suingue, revivendo momentos do …

Guia O Estado de S. Paulo

Samba-jazz cheio de suingue

O saxofonista J.T. Meirelles ganhou notoriedade no início dos anos 60 como arranjador de Mais que nada, a clássica estréia de Jorge Ben. Depois …

O Povo (CE)

Uma bossa muito natural

Quer uma prova de este mundo é podre? João Theodoro Meirelles ficou 15 anos sem pisar em estúdio de gravação, escondido em Belford Roxo …

Revista Vip (SP)

Retomada de estilo

J.T. Meirelles é uma lenda da música brasileira. Além de ser arranjador do disco de estréia de Jorge Ben Jor (na época apenas Ben), …

Revista MTV

Esquema Novo

Saxofonista, flautista, compositor e um dos criadores do samba jazz, Meirelles mostra neste trabalho sua capacidade de avançar sem deixar de ser fiel às …

Jornal do Commercio (RJ)

Meirelles e Os Copa 5

J.T. Meirelles y su banda Copa 5 revitalizan una de las corrientes de la música brasileña más serias: la samba-jazz, de la que el …

El Periódico de La Publicidad

«

»